SOBRE NOSSOS CONTEÚDOS

O conteúdo Jogos esta defendido pelo CBC (Currículo Básico Comum) onde observando alguns objetivos podemos entender a importância de trabalha-lo na Educação Física;
• Possibilitar ao educando o conhecimento das diferentes manifestações da cultura corporal nos seus aspectos educativos, lúdicos e técnicos;
• Possibilitar aos alunos um entendimento da Educação Física escolar na sua relação com a cultura no ensino das práticas corporais, criando e recriando um conhecimento específico da cultura corporal humana a fim de auxiliar na construção do indivíduo nas suas atividades do cotidiano. (CBC, ano 2009, p.86)

Dentro de outras perspectivas podemos constatar que;

[...] na perspectiva de intervenção por meio de jogos, o desafio é compartilhar a responsabilidade do problema e sua superação com os próprios alunos. Se eles não se conscientizarem e mobilizarem recursos próprios para as mudanças necessárias, não haverá aprendizagem (MACEDO, 2000).

Diante dessas visões do autor e do CBC é que acreditamos poder trabalhar temas transversais como respeito, exclusão, diferenças culturais dentro da escola.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DIFICULDADES DIANTE DA COMPETIÇÃO

Nessa minha sexta semana, quase no término de meu estágio, trabalhei com o “escolha a dedos”, o “batendo cabeças”, “entra no meu lugar”, “sentinela”, “invasão” e os “três acampamentos”. Com esses jogos, percebi que havia alguns dos integrantes da turma que eram bem competitivos quando eu propus  a eles jogos individualistas, pois eles queriam vencer a qualquer custo, e caso isso não acontecesse eles ficavam irritados, mais nada que atrapalhasse a aula. Mas esses mesmos alunos quando se praticavam jogos em equipe, eles se interagiam e não se mostravam individualistas, pois na primeira aula dessa sexta semana trabalhamos com jogos individualistas, e já na segunda com os jogos e brincadeiras em equipes. Quando se trabalhavam em equipe eles eram bons e procuravam ajudar aos outros integrantes de seus grupos nas brincadeiras. Então percebi que isso não era nenhum problema.
Percebi também que quando se trabalha algo de caráter individual em uma turma do 1º Ano do Ensino Médio, a aula vai se tornar mais difícil de ministrar.

2 comentários:

  1. As crianças muitas vezes tem ese pensamento de só ganhar e ganhar, mas temos que mostrar que o ganhar somente não é o principal nas brincadeiras com os colegas.

    ResponderExcluir
  2. Seria bom nesses jogos onde alguns alunos assumem caráter individualista relacionar com o dia a dia deles, mostrar que isso pode acontecer na realidade. Acho que o conteúdo escolhido é muito bom, principalmente destacando a questão da competição.

    ResponderExcluir