SOBRE NOSSOS CONTEÚDOS

O conteúdo Jogos esta defendido pelo CBC (Currículo Básico Comum) onde observando alguns objetivos podemos entender a importância de trabalha-lo na Educação Física;
• Possibilitar ao educando o conhecimento das diferentes manifestações da cultura corporal nos seus aspectos educativos, lúdicos e técnicos;
• Possibilitar aos alunos um entendimento da Educação Física escolar na sua relação com a cultura no ensino das práticas corporais, criando e recriando um conhecimento específico da cultura corporal humana a fim de auxiliar na construção do indivíduo nas suas atividades do cotidiano. (CBC, ano 2009, p.86)

Dentro de outras perspectivas podemos constatar que;

[...] na perspectiva de intervenção por meio de jogos, o desafio é compartilhar a responsabilidade do problema e sua superação com os próprios alunos. Se eles não se conscientizarem e mobilizarem recursos próprios para as mudanças necessárias, não haverá aprendizagem (MACEDO, 2000).

Diante dessas visões do autor e do CBC é que acreditamos poder trabalhar temas transversais como respeito, exclusão, diferenças culturais dentro da escola.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ALGUMAS EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES

Em minha quinta semana de estágio, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio vivenciaram o “os quatro cantos”, o famoso “pega-pega”, também citados em alguns trabalhos como “pique-pega”, ou ainda “pique-pata”, “o domador”, o “lebre e o ouriço”, “batendo palmas” e o “chega pra lá”. Com a prática desses jogos e brincadeiras nessas duas aulas da quinta semana, notei que os alunos estavam interagindo e estavam realmente dentro da aula, pois com meu estágio obtive uma participação geral, de todos os alunos da turma, não havendo negações, algo que nos preocupava antes do estágio, pois todos participavam e gostavam do conteúdo, não havendo reclamações de estar trabalhando algo que não fizesse parte do famoso “quarteto fantástico”.
E não só nessas duas aulas da quinta semana, mas em todas as outras, percebi  também que o professor José Otávio apesar de não estar ministrando a aula, ele nem nenhum momento se ausentava da quadra, ou de qualquer que fosse o ambiente onde estivéssemos, e ele acompanhava as aulas atenciosamente. Então pude afirmar que essa nossa proposta de se trabalhar com jogos e brincadeiras em meu estágio, não era apenas algo novo para os alunos, mas também para o professor de Educação Física da Escola “Aleyde Cosme”, e posso afirmar ainda que com esse meu  estágio, estava inovando a visão desse professor, e de certa forma o ajudando em suas próximas aulas nessa mesma escola.

Um comentário:

  1. as experiências adquiridas ao longo do estágio possibilita que façamos uma reflexão acerca de tudo que aprendemos até hoje na faculdade, a proposta de vocês contempla ações de grande valia para os alunos.

    ResponderExcluir